Faça parte da nossa lista de clientes especiais... É só registar o seu email

sábado, 17 de outubro de 2015

E por falar em colares... Qual o melhor colar para o seu decote? Como combinar o decote com o colar certo?

O decote ideal é muitas vezes fonte de muitas dúvidas para nós mulheres. Em muito momentos, surgem questões como: "qual o melhor decote para o meu tipo físico para criar um visual harmonioso?" e “qual o melhor colar para o meu decote?”

E como não se pode falar de colares sem falar em decotes, resolvemos partilhar convosco algumas dicas importantes de como combinar decotes e colares...

É inegável que o decote certo combinado com o colar adequado vai obviamente dar uma boa ajuda no visual final, valorizando ainda mais o look e evidenciando a beleza da mulher!

Vamos então explicar como alguns truques úteis podem realmente transformar o seu visual!

Começando pelos vários tipos de decotes... Que tipos de decotes podemos encontrar?

- O decote canoa
- O decote cigano
- O decote em “V”
- O decote em “U”
- O decote em “U” cavado
- O decote quadrado
- O decote frente única
- O decote tradicional
- O decote coração
- O decote ombro único (assimétrico)
- O decote cai-cai
- O decote gola alta
- O decote colarinho
- O decote bobo (drapeado)

Para conseguir uma harmonia do seu visual é importante ter em conta o tipo de decote da sua blusa ou do seu vestido. E também não esquecer de adequar as suas formas corporais à roupa que escolhe. Isto é, para cada perfil corporal há um decote mais adequado. Só assim se conseguirá um equilíbrio que permitirá combinar os acessórios ideais e, neste caso concreto, os colares que irão dar o toque final no seu look.

Falando um pouco mais em detalhe sobre cada tipo de decote...

O decote canoa
Este decote cria uma linha horizontal em relação aos ombros, acabando por alargar essa zona (ombros e pescoço). Este tipo de decote tende a encurtar a silhueta. É um decote mais apropriado a mulheres com os quadris largos, uma vez que dá a impressão de que os quadris e os ombros estão na mesma proporção, dando assim a ideia de equilíbrio. É óptimo para a mulher que tem os braços mais volumosos uma vez que ficarão cobertos de uma forma elegante.


Que tipo de colar usar com o decote canoa?
A dica é equilibrar a silhueta com um colar mais comprido, que ultrapasse a linha do peito, para compensar e alongar a silhueta.
No entanto, se tiver o peito muito grande é preciso ter em atenção que o colar pode ficar com um aspecto “pendurado”. Neste caso, escolha o colar que menos provoque este efeito. 

O decote cigano
Este decote deixa os ombros à mostra, deixando-os em destaque. Fica bem em mulheres com o peito pequeno ou médio (valoriza o peito) e com os ombros estreitos. Se tiver o peito volumoso é preferível evitar este decote.


Que tipo de colar usar com o decote cigano?
Este tipo de decote combina bem com colares longos ou até mesmo extra-longos, mas também resulta num look equilibrado se optar por uma gargantilha. Na primeira opção dará ênfase ao colo.

O decote em “V”
Este decote tende a tornar o corpo mais fino, alongando a silhueta. Enquadra-se bem em mulheres de estatura mais baixa ou que tenham um pouco de peso a mais, pois faz com que pareçam mais magras uma vez que forma uma linha vertical no centro do corpo. Fica bem em mulheres com o peito mais volumoso pois valoriza o colo sem aumentar o volume. Também fica muito bem a quem tem os ombros largos e o pescoço mais curto.


Que tipo de colar usar com o decote em "V"?
Decotes em “V” pedem um colar em “V”! Portanto, colares que acabem em ponta e tenham a mesma forma do decote salientam uma maior harmonia, favorecendo o look.

O decote em “U”
Este decote é mais apropriado às mulheres magras e pequenas. Os decotes arredondados mais profundos (decote em “U” cavado) são mais indicados para mulheres com o peito pequeno. As de peito volumoso devem evitá-los, pois este tipo de decote dá a impressão de aumento do volume na zona do colo.


Que tipo de colar usar com o decote em "U"?
Colares mais finos ficam muito bem neste tipo de decote. Os colares tipo “coleira” de metal também combinam. 

O decote quadrado
Este decote é visto como um decote discreto. É mais indicado para mulheres com o peito grande, porque ajudam a disfarçar o volume e reduz a largura dos ombros já que orienta o olhar para o limite do quadrado. Contudo, deve ter-se alguma atenção para que não seja muito fechado, ou corre-se o risco de criar o efeito contrário. As mulheres muito magras devem evitar este tipo de decote, uma vez que é possível que nas laterais haja sobra de tecido, ficando pouco elegante.


Que tipo de colar usar com o decote quadrado?
Decotes quadrados pedem que abuse de colares com formas geométricas e angulares, como rectângulos crescentes por exemplo. Também combina com colares mais curtos ou gargantilhas finas.

O decote frente única
Este decote é mais indicado para mulheres de ombros largos, uma vez que atraem a atenção para o centro do corpo retirando o campo de visão das extremidades. Ele corta a linha dos ombros e adiciona curvas. É flexível e pode ser usado por praticamente qualquer tipo de estrutura física. Contudo, a mulher de braços volumosos e peito grande deve evitar os modelos muito fechados uma vez que criam a impressão de aumentar o volume. É também importante referir que as costas estão geralmente muito expostas com este tipo de decote.


Que tipo de colar usar com o decote frente única?
Evite colares com este tipo de decotes. O decote frente única já contorna o pescoço e dispensa acessórios nesta zona. Aposte nos brincos que podem ser de todos os tipos.

O decote tradicional (redondo)
Este decote é o mais simples, segue a linha do pescoço. 


Que tipo de colar usar com o decote tradicional (redondo)?
O colar que melhor resulta aqui deverá seguir a linha do decote. Por ter um corte neutro e versátil, este tipo de decote também fica bem com qualquer tipo de colar. Mas se o seu pescoço for mais grosso e curto, o ideal são os colares mais finos, com pingentes, dando espaço para o pescoço. As mulheres que têm o pescoço mais alongado poderão abusar dos colares mais rentes e encorpados, como correntes por exemplo. Um modelo de colar com uma ou várias voltas também fica muito bem neste decote. Um colar fino com um pingente delicado também.
Como este tipo de decote é o mais simples, então optar por um colar mais elaborado, chamativo e colorido é sempre uma boa aposta.

O decote coração
Este decote forma um coração marcado na zona do busto, e pode ser encontrado em vários modelos de roupa com ou sem alças. É um decote romântico devido o seu formato. Pode também ser chamado de decote meia taça. Fica bem em mulheres com o peito grande, uma vez que sustenta e valoriza o colo. Também fica bem em mulheres com braços e pescoço finos. É um decote muito feminino ainda que tradicional. 


Que tipo de colar usar com o decote coração?
Neste caso é importante que o colar seja da mesma forma do decote, levemente arredondado, acentuando-se na parte inferior. Que o colar acompanhe a forma do decote.

O decote ombro único (assimétrico)
Este decote tem corte assimétrico. Fica bem a todos os tipos físicos, mas fica melhor às mulheres que têm o pescoço longo. Também fica bem para as mulheres com as costas largas, uma vez que uma parte das costas fica tapada e a outra descoberta. Também afina o visual geral.
É perfeito para as mulheres magras e pequenas que têm o peito pequeno ou médio. As mulheres com ombros largos também podem investir sem medo neste tipo de decote uma vez que criam linhas diagonais deixando a silhueta maravilhosa. Quanto às mulheres com o peito volumoso devem ter em atenção que este tipo de decote não oferece nenhuma sustentabilidade, por isso é aconselhável investir num bom sutiã cai-cai ou com alças adaptáveis para oferecer melhor sustentação aos seios.


Que tipo de colar usar com o decote ombro único (assimétrico)?
Caso faça muita questão de usar colar com este decote pode optar por colares mais ajustados ao pescoço, que brinquem com desenhos geométricos e texturas diferentes. O maxi-colar pode ser uma boa aposta nestes casos. Em alternativa, colares longos com diferentes tamanhos e formas também podem ficar bem. Mas lembre-se sempre de verificar se o colar é longo o suficiente para ficar pelo menos dois centímetros acima ou abaixo do decote. Assim não erra.
Mas o melhor mesmo para este tipo de decote é esquecer os colares e investir em brincos vistosos ou até mesmo usar várias pulseiras. Por ter um formato irregular neste decote, o colar acaba por criar chocar com ele.

O decote cai-cai
Este decote valoriza a parte superior do corpo, o colo, e passa uma imagem de sensualidade. Por isso muitas mulheres o adoram. Sem alças para sustentar os seios, é mais indicado para as mulheres que não têm um peito volumoso. Isto porque este tipo de peito tende a ficar mais caído neste tipo de decote. Fica melhor em mulheres com o peito pequeno. Para quem tem o pescoço curto tende a criar a ilusão de um pescoço mais alto.
Contudo, com os devidos cuidados, todas as mulheres podem abusar deste modelo de decote. Como, por exemplo, com a escolha do tecido. Tecidos soltos e leves ficam melhor para as mulheres que têm pouco busto, já para as mulheres com peito médio, a melhor opção são os tecidos mais grossos que oferecem maior estabilidade e sustentabilidade. Quanto às mulheres que têm o peito mais volumoso, existem as versões com suporte nas laterais, mas também os decotes com alças que amarram ao pescoço, precisamente para oferecer mais segurança. Quem tem braços mais roliços e curtos deve usar sobreposições com este tipo de decote.


Que tipo de colar usar com o decote cai-cai?
Os colares mais indicados para este decote são os mais curtos, mais próximos ao pescoço, que emoldurem e destaquem mais o pescoço. Dando, assim, forma ao seu colo. Caso a mulher tenha o peito mais volumoso um colar muito próximo do decote irá destaca-lo ainda mais. Um colar cujo modelo preencha a parte desnuda também fica muito bonito. Uma corrente delicada com um pendente em pedra é também uma excelente opção.

O decote gola alta
Embora não haja nenhuma “regra” certa para este tipo de decote, ele pede equilíbrio e bom senso na escolha. Este tipo de decote é mais fechado, pelo que costuma criar bastante volume na zona do colo, e, por isso, é mais indicado para mulheres magras com seios pequenos e, de preferência, com o pescoço alongado.


Que tipo de colar usar com o decote gola alta?
Se optar por um colar mais rente ao pescoço, procure acompanhar a linha da gola, para evitar a sensação de “enforcamento”. Os colares maiores, sobretudo os metálicos e de cores neutras, também são boas apostas. Colares longos, geralmente compostos por correntes entrelaçadas conferem classe e elegância ao look. Colares extra-longos de pedras, pérolas, contas, malha de metal também ajudam a quebrar a seriedade da gola toda fechada que não mostra o pescoço. 

O decote colarinho
Neste tipo de decote, para as blusas, é preciso respeitar a linha da gola, para que o colar não fique escondido.


Que tipo de colar usar com o decote colarinho?
- Colarinho Fechado
Se abotoar os botões até acima, coloque o colar por cima da gola. Neste caso é preciso um colar ajustado ao pescoço, de preferência da mesma largura da língua do colarinho.
Sendo o colarinho fechado, pode usar um maxi-colar bem colorido ou um colar que acompanhe a gola da camisa, dando a impressão de uma gola “trabalhada”. Deve colocá-lo por debaixo da gola.

- Colarinho aberto
Aqui os colares mais curtos são a melhor opção. Para decotes de colarinho levemente em “V” ou blusas com colarinho aberto (abra apenas alguns botões) aposte num colar com forma também em “V” e deixe por dentro da blusa, levemente discreto e totalmente elegante.
Se o visual for mais informal, abra alguns botões da blusa e coloque um colar com forma em “V”, deixando o colar por debaixo da blusa.

O decote bobo (drapeado)
Este decote é caracterizado por uma espécie de sobra de pano, que cria um volume frontal, acima da linha do peito – é bastante difícil combinar este decote com colares. 


Que tipo de colar usar com o decote bobo (drapeado)?
Escolher um colar para este tipo de decote pode ser difícil, mas pode optar por um colar mais simples e delicado para não chocar com os detalhes do decote. O que fica mesmo melhor neste caso, é esquecer o colar e apostar nos brincos, grandes e vistosos, que deixam o visual mais elegante e alongam o pescoço.

Nota importante:
É importante salientar que qualquer que seja o colar que escolher para o seu look, este não deve ficar em cima do decote. Deve sempre acabar acima ou abaixo do mesmo. Isto para que o colar não entre em choque com o decote.

Se gostou das nossas dicas e informações sobre o visual subscreva a nossa lista de clientes especiais, a nossa newsletter. Assim irá receber tudo isto em primeiro lugar e directamente no seu email. Não vai perder dica nenhuma! 

Beijinhos, 
JAFY's Bijuteria